Saúde

AÇÕES

Secretaria de Saúde encerra atividades da campanha Agosto Dourado

Encontros contaram com a participação de gestantes e puérperas da comunidade, além de profissionais da saúde vinculados à equipe de Estratégia e Saúde da Família

Publicado em: 31/08/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde encerra atividades da campanha Agosto Dourado

Atividades de orientações e acompanhamento das gestantes, puérperas e crianças acontecerão também no decorrer do ano nas Unidades Básicas de Saúde” (Foto: Assessoria)

Com ação simultânea em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) - Boca da Mata, Milton Lopes e Cafeteira – Secretaria de Saúde encerrou programação da campanha Agosto Dourado em Imperatriz nesta terça feira, 31. Durante todo o mês, foram realizadas oficinas de capacitação e palestras sobre aleitamento materno, direcionadas aos enfermeiros da Estratégia e Saúde da Família, além rodas de conversas com gestantes e puérperas. 

A coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Karine Svetlana, que esteve à frente programação, ressalta que as ações alusivas ao mês estão sendo encerradas, mas que “as atividades de orientações e acompanhamento das gestantes, puérperas e crianças acontecerão no decorrer do ano nas Unidades Básicas de Saúde” – afirmou. 

Ela ressalta que nesta semana várias atividades foram realizadas, inclusive na zona rural. “Na segunda-feira estivemos na UBS da Vila Conceição e foi muito produtivo, a receptividade foi boa e percebemos o envolvimento da comunidade. Isso nos deixa feliz porque esclarecimento e orientação são fundamentais, e este momento serve para tirarem dúvidas, aprender sobre técnicas e, principalmente, melhorar o processo de amamentação, que nem sempre é fácil” – ressaltou Karine. 

Dedicado à promoção de ações de incentivo ao aleitamento materno, o mês foi denominado “Agosto Dourado”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), porque a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do alimento. O tema da campanha deste ano é "Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada".

Saúde