Assistência Social

ATIVIDADES

III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa terá programação virtual

Ações seguem até a próxima segunda-feira, 15, organizadas pela Casa do Idoso Feliz

Publicado em: 08/06/2020 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa terá programação virtual

Todos, independente da idade, estão convidados a participar das transmissões. (Foto: Patrícia Araújo)

Conhecer e combater os diferentes tipos de violência ao idoso é a proposta da III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento ocorre todos os anos neste mês, junho roxo, de combate a esse tipo de abuso. Devido à pandemia do novo coronavírus, e a consequente suspensão das atividades presenciais na Casa do Idoso Feliz, a programação será toda transmitida pela internet, entre os dias 08 e 15 de junho, organizada pela Sedes em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso. 

A data serve para alertar que o idoso tem direito a uma velhice tranquila e sem abuso, como afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos. “O dia de combater a violência contra o idoso é todo dia! A campanha é para trazer à memória e nos fazer refletir sobre as diversas violências que o idoso pode sofrer nessa fase da vida. É muito triste essa realidade de abuso ao idoso, e nós devemos sim, combater, independente da situação de pandemia. E é com esse objetivo que a programação foi mantida, e que a gestão do prefeito Assis Ramos dedica-se anualmente a ela”, disse.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alesandra Nobre, explica que “o tema deste ano é A vida em cena: o direito de envelhecer com dignidade e amor. Estaremos durante todos esses dias refletindo sobre a temática que é uma realidade dura e cruel que atinge nossos idosos, inclusive aqui em nossa cidade. Então, contamos com a participação de toda a sociedade, nosso chamado é para combater. Vamos levantar a bandeira contra a violência à pessoa idosa”, destacou. 

A data

O dia 15 de junho foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas, ONU, com objetivo de refletir a realidade da terceira idade e reforçar o enfrentamento à violência contra os idosos.

Programação completa

08/06

9h30 – Apresentação da III Semana municipal de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, com Alesandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz, e Gardênia Noleto, coordenadora da Saúde do Idoso. Vídeo pelo Instagram e Facebook da Casa do Idoso Feliz @casadoidosofeliz2020.

10h30 – Abertura da III Semana municipal de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, tema: Vida em cena: o direito de envelhecer com amor e dignidade, com a secretária da Sedes, Janaína Ramos. Vídeo pelo Instagram e Facebook da Casa do Idoso Feliz: @casadoidosofeliz2020

16h – Vídeo pelo Facebook, com Conceição Formiga, Presidente do Conselho do Idoso, com apresentação da Rede de Proteção ao Idoso de Imperatriz.

09/06

10h30 – Vídeo no Youtube da Casa do Idoso Feliz (https://www.youtube.com/channel/UCN14K-UCk_KPOs54y9nS7bw), com Edna Ventura, secretária de Políticas Públicas para a Mulher. Tema: Os desafio do envelhecimento.

10/06

9h30 – Vídeo no Youtube Amor Sim, Violência Não, com educador físico Cláudio Júnior, tio Coach.

10h30 – Vídeo sobre os impactos emocionais na vida do idoso que sofre violência. Com a Luciana Abreu, psicóloga.

11/06

10h30 – Vídeo com equipe multidisciplinar do Creas. Tema: O idoso e a garantia da dignidade (Maus tratos, negligência e abandono). No Facebook e Instagram da Casa do Idoso Feliz.

12/06

10h – Vídeo no Facebook e Youtube da Casa do Idoso Feliz. Tema: Violência financeira, com a advogada Socorro Lima.

19h – I Webnário Plataforma Digital utilizado pela Unisulma. Tema: Isolamento Social e o Trabalho dos Assistentes Sociais frente à Violência Intrafamiliar Contra a Pessoa Idosa. Com certificação. Realização: Unisulma e rede de Proteção ao Idoso. Inscrições: http://doity.com.br/1webinarservicosocial

13/06

Reflexão nas igrejas sobre o cuidado e proteção ao idoso.

14/06

Reflexão nas igrejas sobre o cuidado e proteção ao idoso.

Homenagem aos idosos centenários de Imperatriz.

15/06

10h30 – Dia de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Com o tema: Vida em cena: o direito de envelhecer com amor e dignidade. Transmissão de vídeo pelo Facebook e Instagram da Casa do Idoso Feliz. Participação: Joaquim Júnior, promotor do Idoso; Fairlando Aires, delegado de Polícia Civil –DPCA; Jucilene Reis, coordenadora do Creas.

15h – Palestra Saúde do Idoso em Tempos de Isolamento, com Dra. Nayara Santana. Vídeo no Facebook e Instagram da Casa do Idoso Feliz.

Assistência Social

Apaixone-se por Imperatriz