Saúde

PREVENÇÃO

Pacientes participam de confraternização do programa municipal de IST/HIV/AIDS

1.517 pacientes são atendidos com a distribuição de medicamentos e assistência médica

Publicado em: 13/12/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Pacientes participam de confraternização do programa municipal de IST/HIV/AIDS

Lanche especial foi servido aos pacientes de HIV na manhã de quinta-feira.12. (Foto: João Rodrigues)

Pacientes soropositivos assistidos pela Secretaria Municipal de Saúde participaram, nesta quinta-feira, 12, de confraternização no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Durante toda a manhã eles tiveram brincadeiras, lanche especial, sorteio de brindes e receberam cestas básicas distribuídas pela Prefeitura. Um pastor evangélico ministrou uma breve palestra para os presentes.

Desenvolvida todos os anos pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, IST/HIV/Aids, da Secretaria de Saúde, a confraternização teve a parceria com o grupo Amigas do Bem Querer. A festa costuma ser realizada na última quinta feira de dezembro, mas este ano a coordenação do programa resolveu antecipá-la para atender pacientes que planejaram viagens para o período.

Atualmente o programa municipal assiste 1.517 pacientes que regularmente recebem medicamentos para impedir a multiplicação do vírus no organismo, além de acompanhamento por uma equipe de profissionais multidisciplinar composta por médicos, assistentes sociais e psicólogos. Desse total, mais de 100 estiveram na confraternização anual.

A coordenadora do programa de IST/HIV/Aids, Renata Nogueira Pilar, destacou que encontros como este são importantes para incentivar os pacientes a continuarem com o tratamento. “Há casos de pessoas que abandonam o tratamento e festas com esta são importantes porquê eles se confraternizam e se divertem”, disse. 

Dezembro Vermelho

A confraternização é uma das ações do programa que continua com as atividades da campanha “Dezembro Vermelho”, que incentiva a realização do teste e prevenção do HIV. Dentre as ações recentes da campanha está uma blitz realizada na Avenida Pedro Neiva de Santana para a distribuição de preservativos masculinos e femininos, lubrificantes, água e salgadinhos, além de material informativo.

Saúde

Apaixone-se por Imperatriz