Prevenção

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Cuidados com o sistema imunológico podem garantir resistência às doenças infecciosas

Alimentação saudável, dormir bem, se exercitar e controlar o estresse são algumas das medidas que garantem uma boa imunidade

Publicado em: 28/05/2020 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Cuidados com o sistema imunológico podem garantir resistência às doenças infecciosas

Muitas frutas, vegetais, boas gorduras e grãos saudáveis ajudam a manter o sistema imunológico protegido (Foto: Islene Lima)

Durante uma pandemia, a grande preocupação da maioria das pessoas é buscar alternativas e medidas para fortalecer o sistema imunológico, visando ter mais resistência contra doenças infecciosas.  

A enfermeira Alessandra Silva explica que essa preocupação com o reforço da imunidade, deve ser constante, pois  muitas doenças podem ser evitadas com cuidados preventivos.

Segundo ela, a imunidade é a principal função do sistema imunológico, oferecendo defesa e tornando o indivíduo imune aos agentes infecciosos ou nocivos. "Como esse sistema funcionando bem durante uma pandemia, o paciente se torna menos vulnerável e o organismo consegue se defender do ataque, caso seja infectado, ou seja, é necessário que todos redobrem os cuidados que são aplicados no dia a dia, e principalmente reforcem hábitos saudáveis para que a imunidade não seja um fator de risco, mas sim de proteção", esclarece. 

Alessandra afirma ainda que para ter o sistema imune regulado é preciso investir em um bom estilo de vida, com a prática regular de exercícios físicos, mesmo que em casa. Ter uma boa noite de sono, alimentação saudável com ingestão de alimentos ricos em vitamina C e selênio, além do consumo de frutas, castanhas, evitando o hábito de fumar e consumir bebidas alcoólicas, também estão entre as práticas. 

"Além de todos esses cuidados com a imunidade, todos devem ficar atentos às mudanças de comportamento por conta do isolamento social, pois tudo que acontece na mente e no corpo, afeta diretamente no nosso sistema imunológico. Portanto o conselho que eu deixo é, sigam a risca a quarentena, evitem pesquisar ou ficar olhando os índices de contaminação e mortes, pois isso pode acarretar em outras doenças como estresse, depressão e ansiedade", explica a enfermeira. 

Dicas! 

Evite alimentos industrializados

Tenha sempre em casa vitamina C

Dê um tempo na dieta, se necessário para o controle de algumas vitaminas necessárias para o corpo

Controle o estresse

Dê preferência às frutas 

Lave sempre as mãos 

Ocupe a mente com coisas interessantes

 

 

 

Prevenção

Apaixone-se por Imperatriz