OUTUBRO ROSA

CAMPANHA

Servidoras participam de atividades do Outubro Rosa

Palestras, ações voltadas à comunidade e iniciativas de prevenção fazem parte da programação

Publicado em: 03/10/2018 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Servidoras participam de atividades do Outubro Rosa

Iniciativa de conscientização do Outubro Rosa atende servidoras municipais (Foto: Edmara Silva)

Servidoras das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Defesa Civil, Políticas para a Mulher e Meio Ambiente participaram na manhã desta quarta-feira, 3, de palestra educativa sobre a campanha Outubro Rosa. Com lema "Mulher que se ama, se cuida" e informando as funcionárias sobre  autoexame, mamografia, exame preventivo e demais cuidados que podem salvar vidas, iniciativa foi realizada no Complexo Administrativo, Bairro São Salvador.

"Esta é uma ação de conscientização. Estamos aqui para falar sobre o câncer de mama e do colo do útero. Além das ações voltadas para a sociedade de modo geral, temos tentado priorizar também servidores e servidoras municipais", explicou a enfermeira Lívia Bustamante.

Sobre a relevância da campanha internacional, enfermeira explicou que a cada ano, 60 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados e, cerca de 10% são de caráter familiar, sendo a idade um fator de risco, e a prevalência está nas mulheres com faixa etária entre 40 e 69 anos.

Maiara Nascimento é coordenadora do Setor de Postura na Secretaria de Planejamento Urbano e, participando da palestra, afirmou que esse é um momento de reflexão sobre a importância do cuidado que as mulheres devem ter com sua saúde. “Diariamente estamos em contato com mulheres e precisamos conhecer este tema para poder entender, contribuir e nos ajudar, com a prevenção e diagnóstico precoce”.

A programação do Outubro Rosa em Imperatriz iniciou na segunda-feira, 1º, na Praça União com palestra com mastologista, consultas médicas, coleta de preventivo, agendamento de mamografias, distribuição de medicamentos, testes rápidos, atendimento de beleza e massagem foram disponibilizadas à população.

É IMPORTANTE SABER!

O exame preventivo do câncer do colo do útero é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos. Já para prevenção do câncer de mama, o Ministério da Saúde divulga que toda mulher deve procurar a Unidade Básica de Saúde, PSF, para realizar o exame clínico de mamas anualmente e entre 40 e 69 anos deve agendar mamografia a cada dois anos, mesmo não sentindo nada.

OUTUBRO ROSA

Apaixone-se por Imperatriz