Novembro Azul

NOVEMBRO AZUL

UBS do Parque do Buriti reforça prevenção do câncer de próstata

Além de consultas, homens receberam testes rápidos, vacinas e até corte de cabelo

Publicado em: 07/11/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

UBS do Parque do Buriti reforça prevenção do câncer de próstata

Além de consultas, homens receberam testes rápidos, vacinas e até corte de cabelo (Foto: Edmara Silva)

A campanha “Novembro Azul”, desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realizou ação especial nesta quarta-feira, 7, na Unidade Básica de Saúde, UBS, do Parque do Buriti. Das 14h às 20h, homens foram atendidos, com objetivo de alertá-los sobre ao câncer de próstata.

Foram ofertados serviços como consultas médicas, testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e vacinação contra o tétano e gripe. Também ministradas palestras com especialistas e corte de cabelo. “O médico clínico geral faz uma triagem, solicita todos os exames e em seguida, se houver necessidade, encaminha esse paciente para o urologista. Nós já reservamos a vaga para este paciente consultar com o especialista”, explicou a enfermeira da UBS, Josilene Maciel.

Ação atraiu dezenas de homens dos bairros Parque do Buriti, São Salvador, Vila Leandra, Parque Anhanguera e Caema, que lotaram a UBS no início da tarde. “Pela primeira vez, vim ao posto porque é importante a gente cuidar da saúde. Como eu já estou com a idade avançada ,então minha mulher preparou os documentos e resolvi vim para evitar que essa doença possa me pegar”, destacou Dionísio Feitosa Brito, de 60 anos.

O pedreiro aposentado Raimundo Barbosa dos Santos, 67 anos, aprovou o atendimento especial. Todos os anos ele faz o exame de prevenção do câncer, e nesta quarta-feira aproveitou, ainda, o tempo de espera entre um teste rápido e a consulta para melhorar o visual. “Estou em dias com minha saúde, estou participando desta campanha para reforçar a prevenção".

Manoel Alves da Silva, 69, tratorista aposentado, afirmou que há 10 anos faz prevenção anual do câncer de próstata, mas aceitou o convite para ir à UBS. “Comigo não tem essa de preconceito, já fiz todo tipo de exame, e vou continuar fazendo para garantir a saúde, bom mesmo é a nossa saúde".

“Esta ação é só hoje, mas todos os dias temos atendimentos para os homens. Hoje foi especial, assim como todo dia outras unidades vão realizar ações”, finalizou a enfermeira Josilene Maciel.

Novembro Azul

Apaixone-se por Imperatriz