Meio Ambiente e Perimetral Montagem firmam parceria na coleta de recicláveis

Este um dos pontos fundamentais na política de gestão sustentável dos resíduos sólidos

Publicado em: 28/07/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Perimetral Montagem firmam parceria na coleta de recicláveis

Técnicos da Semmarh e Perimetral durante encontro da parceria (Foto: Assessoria)

Visando impulsionar a coleta de materiais recicláveis em Imperatriz, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) firmou parceria com a Perimetral Montagem, empresa contratada pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, Eletronorte, para execução da obra de ampliação da subestação local e da linhão de transmissão LT-230KV, entre Imperatriz e Porto Franco.

“A parceria é um dos pontos fundamentais para continuarmos avançando na política de gestão sustentável dos resíduos sólidos. Todos os resíduos recicláveis gerados pela empresa, a exemplo dos demais parceiros, serão coletados pelo programa municipal de coleta seletiva e destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, onde beneficia famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica”, afirma a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Além das parcerias concretizadas, a coordenação municipal da Coleta Seletiva também iniciou tratativas com empresas do Grupo Mateus, AssaÍ Atacadista, Potiguar Home Center, Friobom Comércio de Frios e Transportes, Átala Colchões e Topázio Indústria e Comércio. O coordenador do programa, Jairo Santana Matos, reforça sobre o papel social das empresas no município.

“São empresas que atuam em Imperatriz e é importante que elas estejam inseridas nas questões ambientais e sociais de nossa cidade. A reciclagem está atrelada ao desenvolvimento sustentável, que engloba, não só o meio ambiente, mas também aspectos sociais e econômicos”, disse Jairo Santana.

A coleta seletiva vem sendo executada pela Prefeitura de Imperatriz desde 2017. Os recicláveis são coletados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

O programa conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, coleta de porta em porta e em torno de 85 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Contatos com a equipe da Coleta Seletiva, através do Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa MB Limpeza Urbana (99) 98511-4564.