Cultura

SELEÇÃO

Candidatos ao curso de canto coral são avaliados durante aulas

Lista com os 200 aprovados será divulgada na quinta-feira, 25

Publicado em: 19/10/2017 por William Castro

Fundação Cultural de Imperatriz

Candidatos ao curso de canto coral são avaliados durante aulas

Curso preparatório de canto coral é oferecido pela Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural, com certificado de 90h. (Foto: Dávila Henrique)

Mais de 500 candidatos participam da seleção para o curso preparatório de canto coral, do Conservatório de Música de Imperatriz. As turmas terão aulas teóricas e práticas até a próxima quarta-feira, 24. Inscritos, que ainda não compareceram, devem dirigir-se ao prédio, Rua Bom Jesus, esquina com a W6, Santa Rita, às 17h.

Postura, impostação e direcionamento vocal, exercícios de sonoridade e noções de leitura de partitura e arranjos para prepará-los para apresentações, são alguns dos ensinamentos repassados aos alunos, pelo maestro Giovane Pietrinni. “Este curso era um anseio antigo da sociedade, muito procurado antes mesmo de lançarmos a seleção, pois temos uma lacuna aberta para ser preenchida com esta instituição séria, que chamo de Templo Sagrado da Música” – destacou o professor.

São duas turmas com aulas na terça-feira e quinta-feira, e na segunda-feira e quarta-feira, das 17h às 19h, na sede do Conservatório. Para Janaina dos Santos, que faz parte do coral de sua igreja há três anos, a “qualificação é uma oportunidade para desenvolver, melhorar e aperfeiçoar a musicalidade”.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, José Carneiro, o espaço atende uma demanda latente na cidade, que está ansiosa para a inauguração, prevista em dezembro deste ano. “Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Assis Ramos e ao Pietrinni pelos esforços em entregar o Conservatório. Aguardamos, agora, que a construtora finalize a obra, pois sonhamos com seu funcionamento, e assim as pessoas serão profissionalizadas com todo conforto que merecem” – enfatizou.

Com quatro salas de aula, cineteatro, cantina, camarim, área de apoio pedagógico, recepção, atendimento administrativo e estacionamento, a estrutura é equipada com rampas que facilitam a acessibilidade. Para o cadeirante Carlos Eduardo, que participa da seleção, o acesso foi um item que chamou bastante atenção por proporcionar que pessoas com deficiência possam frequentar o local. “Quando cheguei já vi que a inclusão social não foi deixada de lado, e isso me deixou bem feliz, em possibilitar que todos façam parte desse projeto tão esperado” – disse.

O curso preparatório de canto coral é oferecido pela Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural, com certificado de 90h.  A construção do prédio é realizada numa parceria com o Ministério Público Federal do Trabalho, Juizado da Infância e Juventude de Imperatriz, Eletrobrás/Eletronorte.

Cultura

Apaixone-se por Imperatriz