campanha

ATENDIMENTO

Campanha oferece teste rápido de prevenção às hepatites virais em Imperatriz

Resultado é entregue por psicólogos e assistentes sociais em 30 minutos

Publicado em: 15/05/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Campanha oferece teste rápido de prevenção às hepatites virais em Imperatriz

Paciente é atendido por profissionais do Programa de Combate Hepatites Virais (Foto: João Rodrigues)

As hepatites virais são doenças silenciosas que podem levar a pessoa à morte e um dado que preocupa as autoridade em saúde é que muitas pessoas nem sabem que estão acometidas. Diante desse cenário preocupante, a Prefeitura de Imperatriz participa da 3ª Semana Estadual de Combate as Hepatites Virais e oferece testes rápidos para detectar a doença e tratamento.

Equipes do Programa de Combate as Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, estão realizando atendimentos itinerantes com testes rápidos como aconteceu nesta terça-feira, 14, no Centro Pop, na rua Coronel Manoel Bandeira, setor Beira Rio. “Nesta ação fazemos uma coleta, apenas um furo no dedo que colhe um quantitativo muito pequeno de sangue, para dois exames e os resultados saem em trinta minutos”, disse a coordenadora do programa, Lusivânia Sousa Ubirajara.

Em caso de o resultado ser positivo para a doença, o paciente passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar e tratamento pelo Sistema Único de Saúde, SUS. O mesmo teste disponibilizado nos atendimentos itinerantes durante a semana são oferecidos regularmente na sede do programa, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, pela manhã e tarde. Algumas Unidades Básicas de Saúde, UBS, também, disponibilizam os testes.

Trinta atendimentos foram realizados no Centro Pop, Centro de Referência ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, que abriga pessoas em situação de rua, fizeram os testes, além de moradores do bairro. "Sabemos que as população em situação de rua é desprovida de tudo, vive nas ruas, não tem higiene e sempre que tem essa campanha pedimos para essas equipes virem aqui fazer a testagem para ver se tem algum usuário acometido por essa doença e se tiver já pedimos o tratamento e o programa é nosso parceiro”, disse a assistente social Francisca Antonia Corrêa, diretora do Centro Pop.

O motorista profissional, Miguel Alves de Carvalho, 54 anos, há poucos dias de passagem pelo Centro Pop disse que a testagem veio em boa hora. Ele disse que sua carteira de vacinas está atualizada e não se nega a nenhum atendimento médico por uma razão simples: “saúde em primeiro lugar”.

O que são hepatites virais

As hepatites são uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais que são eles: “A”, “B”,”C”,’’D” e “E”. Os mais perigosos e mais frequentes são os vírus “B” e “C” porque podem desencadear cirrose e câncer no fígado.

Em muitos dos casos a pessoa pode ter a doença, mas não manifesta os sintomas mas, quando os sintomas surgem os mais comuns pele e olhos amarelados, febre e cansaço. De acordo com Lusivânia Ubirajara, a pessoa pode passar até 20 anos com a doença sem saber, razão pela qual ela reforça a importância de se fazer a testagem todos os anos.

Programação

Nesta quarta-feira, 15 de maio, atendimentos no CRAM, na Rua Sousa Lima, 54, entre as ruas Rui Barbosa e Urbano Santos;
Dia 16 de maio, Penitenciária Regional de Imperatriz, no bairro Itamar Guará.

campanha

Apaixone-se por Imperatriz