Blog

Nossa Gente

Atleta de Imperatriz é campeão brasileiro de Wakeboard

Participação em campeonatos destaca jovem maranhense

Publicado em: 18/09/2017 por Luana Barros

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Com apenas 22 anos, o imperatrizense Leonardo Barros Bianchini ficou em 1º lugar na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Wakeboard, categoria iniciante masculino, em Goiânia, competindo com mais dez atletas. Filho de Edinor Bianchini Júnior e Edilene Maria Farias Barros, ele começou a praticar o esporte há um ano e meio.

“Comecei a andar de Wake com meu primo em Imperatriz e de lá pra cá nunca mais parei, sempre evoluindo. Quando fui à Goiânia visitar meus familiares conheci um parque e comecei a treinar com vários atletas” - contou.

Leonardo já disputou outros campeonatos, como a primeira etapa do Circuito Cearense de Wake em Fortaleza, quando ficou em 4º lugar. “Ele treina nas águas do Rio Tocantins e representou muito bem nossa cidade. Agradecemos por se dedicar e levar o nome de Imperatriz a nível nacional, mostrando a importância do esporte para a juventude” - declarou Greycivane Lindoso, secretária municipal de Esporte.

Sobre a modalidade

O wakeboard é um esporte aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha. Foi inventado nos Estados Unidos e, inicialmente, praticava-se com uma prancha de surf com fixações. Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. Foi assim que surgiu a ideia do wakeboard, em 1979, quando o norte-americano Tony Finn, inventou o "skurfing", o embrião do esporte. Essa prática logo se tornou popular no mundo todo, inclusive no Brasil.

 

Nossa Gente

Apaixone-se por Imperatriz